Literatura Brasileira.net

VISCONDE DE TAUNAY (1843-1899)

Visconde de Taunay Alfredo d' Escragnolle Taunay nasceu em 1843, no Rio de Janeiro. Cursou Ciências Físicas e Matemática na Escola Militar. Participou da Guerra do Paraguai e de várias outas campanhas militares. Ingressou na vida política, sendo deputado e senador. Afastou-se da política quando foi proclamada a República.

Leia mais...

MÁRIO DE ANDRADE (1893 - 1945)

Mário Raul de Morais Andrade nasceu em São Paulo, em 1893. Um espírito inquieto animava sua impressionante atividade cultural: professor de música, grande pesquisador do folclore, colaborador de vários jornais e revistas, poeta, romancista, critico literário, critico musical, ensaísta de arte, folclore, literatura e música.

Leia mais...

Jorge de Lima (1895 - 1953)

Jorge Mateus de Lima nasceu em União dos Palmares (AL), em 1895. Fez estudos secundários e iniciou o curso de Medicina em Salvador, concluindo-o no Rio de Janeiro. Retornando ao estado natal, fez carreira na medicina e na política. Volta ao Rio em caráter definitivo na década de 30. Além de poeta - atividade que projetou seu nome - foi pintor, fotógrafo e ensaísta. Morreu no Rio de Janeiro, em 1953.

Leia mais...

JORGE AMADO (1912)

Jorge Amado de Faria nasceu em ltabuna (BA) em 1912, mas passou a infância em Ilhéus, onde presenciou a luta pela posse de terras. Em Salvador, estudou no colégio dos padres jesuítas. Fugiu para a casa do avô, em Sergipe. O pai levou-o de novo para Salvador, internando-o em outro colégio. Exerceu o jornalismo, antes de transferir-se para o Rio, onde se formou em direito. Tinha apenas 19 anos quando lançou o romance O país do carnaval. O romance seguinte, Cacau, foi apreendido pela polícia. Cacau esgotou em quarenta dias a edição de 2 mil exemplares: a proibição de venda por subversivo, decretada pela polícia carioca, ajudou o sucesso de público.

Leia mais...

RAUL POMPÉIA (1863-1895)

Raul d'Ávila Pompéia nasceu a 12 de abril de 1863 em Jacucanga, Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Aos dez anos de idade, tranfere-se com a família para a cidade do Rio de Janeiro, onde é matriculado como interno no Colégio Abílio, dirigido pelo Dr. Abílio César Borges, Barão de Macaúbas.

Leia mais...

Pesquisar

Usuários On-line

Temos 15 visitantes e Nenhum membro online