A Carta de Pero Vaz de Caminha, também denominada como “Carta de Achamento do Brasil”, foi escrita em 1.500, dirigida ao El-Rei Dom Manuel de Portugal. A carta de Caminha foi escrita a bordo da nau “Santa Maria” descrevendo as características e impressões, tanto da terra que haviam encontrado, como também do encontro dos portugueses com os habitantes deste lugar até então desconhecido, e que futuramente se tornaria o Brasil.

Sendo assim, é um importante documento histórico, e por ser o primeiro registro escrito literário em terras brasileiras, inaugurou o período literário denominado Quinhentismo, sendo este considerado a primeira fase da Literatura Brasileira. Você pode lê-la na íntegra na sequência desta postagem, ou baixar a carta de Pero Vaz de Caminha completa no link abaixo:

Baixar carta de Pero Vaz de Caminha PDF

botao baixar livro pdf

Mas o que está escrito na carta de Pero Vaz de Caminha?

Na carta estavam escritas informações sobre a descoberta da nova terra, as primeiras impressões sobre o lugar e seu povo, bem como descrevia o encontro inicial dos portugueses com os povos indígenas. Nítidamente sob a perpectiva eurocêntrica dos colonizadores.

Qual o contexto histórico da carta?

Em abril de 1500, uma frota portuguesa liderada por Pedro Álvares Cabral chegou às costas do que hoje é o Brasil. A expedição estava a caminho das Índias, buscando estabelecer rotas comerciais para as especiarias do Oriente.

A carta de Caminha é o registro desse encontro e desempenha um papel importante na compreensão da história do Brasil e da colonização europeia na América.

Olhando para um contexto histórico mais amplo, vislumbramos o período das Grandes Navegações, quando as potências europeias, como Portugal e Espanha, estavam explorando novas rotas marítimas para o comércio e a expansão de seus impérios. Essas explorações culminaram com o contato entre os europeus e outros povos nas Américas, África, Ásia, além de outras partes do mundo.

Veja como Pero Vaz de Caminha descreveu as terras brasileiras

Pero Vaz de Caminha descreveu as terras brasileiras de forma detalhada, com grande admiração e entusiasmo. Em sua carta ao rei de Portugal, ele destacou a exuberância da natureza e a diversidade da fauna e flora, salientando a beleza das praias, florestas e rios, bem como a hospitalidade inicial dos nativos, nos transportando para uma época distante e nos permitindo imaginar a grandiosidade do Brasil naqueles tempos. Além disso, Caminha destaca a possibilidade de exploração econômica na nova terra, indicando o potencial de recursos naturais. Sua descrição detalhada revela seu encantamento diante da nova terra descoberta.

Onde foi encontrada a carta de Pero Vaz de Caminha?

A carta de Pero Vaz de Caminha foi encontrada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, Portugal. Quem a descobriu foi José de Seabra da Silva (1732-1813).

Por que a carta de Pero Vaz de Caminha é considerada certidão de nascimento do Brasil?

É muitas vezes chamada de “certidão de nascimento do Brasil” porque registra oficialmente o primeiro contato documentado entre os portugueses e a terra que eventualmente se tornaria o Brasil.

carta de pero vaz de caminha

Carta de Pero Vaz de Caminha completa

Ouvir a Carta de Pero Vaz de Caminha na íntegra (vídeo completo)

Carta de Pero Vaz de Caminha em áudio e vídeo

Sobre o Autor

Prof. Elias
Prof. Elias

Formado em Letras/Língua Portuguesa e suas Literaturas pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro-IFTM. Professor na rede pública há mais de 10 anos. Autor de livro. Participou de seminários e apresentou palestras e formações para Professores.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.